Qui, 31 de janeiro de 2019

Desemprego ainda atinge 12,2 milhões de brasileiros, diz IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que o desemprego ficou em 11,6% em dezembro, atingindo 12,2 milhões de brasileiros. No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%, ante 12,7% em 2017.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em dezembro do ano passado, atingindo 12,2 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (31).

A taxa representa uma estabilidade frente ao trimestre móvel encerrado em novembro e um recuo de 0,3 ponto percentual em relação ao 3º trimestre (11,9%).

No ano de 2018, a taxa média de desocupação foi de 12,3%, ante 12,7% em 2017. O país, entretanto, encerrou o ano passado com apenas 116 mil desempregados a menos, no comparativo com o 4º trimestre de 2017.

Segundo o IBGE, a população ocupada no país cresceu 1% (894 mil pessoas a mais) na comparação com o 4º trimestre de 2017, reunindo 93 milhões de brasileiros, maior número já registrado pela série da pesquisa.

Queda do desemprego é puxada pelo trabalho informal
Os números do IBGE mostram que a queda do desemprego no ano passado foi puxada pelo crescimento do trabalho informal ou por conta própria.

O número de trabalhadores sem carteira assinada cresceu 3,8% (mais 427 mil pessoas) no 4º trimestre de 2018, na comparação com o ano anterior. Já o número de trabalhadores por conta própria subiu 2,8% (mais 650 mil pessoas) em 1 ano. Por outro lado, o número de trabalhadores com carteira assinada caiu 1% (324 mil pessoas a menos) na comparação anual.

Fonte: Portal G1
Rádio Peão - https://radiopeaobrasil.com.br/desemprego-ainda-atinge-122-milhoes-de-brasileiros-diz-ibge/?fbclid=IwAR0WxtfCQ7s2wC3X1VUFAVAaEdC6l8GfRPejsK1UA19CT_HB_k87S99q8rY